Cosmético Vegano e Cruelty-free: o que é e seus benefícios


Simples assim: Cosmético vegano significa a ausência de ingredientes de origem animal, enquanto cruelty-free, ou livre de crueldade animal, refere-se a um produto que não testa em animais. 


Os ingredientes de origem animal mais comum encontrados em cosméticos convencionais são: mel, cera de abelha, lanolina (gordura de lã), esqualeno (óleo de fígado de tubarão), carmim (besouros esmagados), gelatina (ossos, tendões ou ligamentos de vaca ou porco), uréia (urina da vaca), âmbar cinzento (secreção biliar da baleia), entre outros.

Embora sejam inofensivos e tenham propriedades hidratantes, emolientes, fixadora, corantes, etc. não quer dizer que são as melhores alternativas para serem utilizadas em seus produtos de beleza.


Os ingredientes de origem animal não provaram ser superiores de forma alguma, e existem alternativas veganas saudáveis e comprovadamente mais eficazes.


Mas o termo “beleza vegana”, que é sinônimo de “baseado em plantas”, também pode ser enganoso. Evoca imagens de verdes virtuosos e, por sua vez, de saúde, o que não é necessariamente o caso.


Como exemplo as batatas fritas que são veganas, mas não são saudáveis. O mesmo vale para maquiagens e cosméticos veganos.

Apenas o termo Veganos e Cruelty-free não faz do cosmético vegano um cosmético saudável.  A lista de ingredientes desses cosméticos pode estár cheia de produtos químicos não saudáveis para a saúde de nossa pele ou do meio ambiente. 


É a combinação certa de ingredientes naturais e veganos, com os conservantes adequados a este tipo de produto, que vai torná-lo eficiente, seguro e realmente Vegano e Cruelty-free. 


Talvez o maior benefício do movimento de beleza vegano seja que ele está levando os consumidores a avaliarem os ingredientes. As pessoas estão começando a questionar e pesquisar o que estão comprando, e acho que isso é empoderador. 


O futuro da indústria da beleza é vegano e não testado em animais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIENTES ESSENCIAIS PARA A SUA PELE

PELE MADURA - 5 DICAS DE CUIDADO!

KaÉ Cosméticos Naturais: É sobre cuidar de você e do próximo!